CAMARA DOS DEPUTADOS – “Pirâmides Financeiras: 150 mil consumidores da 123milhas estão no plano de recuperação judicial, acordo para compensação será negociado”



Nesta quarta-feira (06/09/2023), o empresário Ramiro Madureira, sócio da empresa 123milhas, compareceu à CPI das Pirâmides Financeiras para prestar esclarecimentos sobre a situação da companhia. Durante seu depoimento, Madureira revelou que cerca de 150 mil consumidores adquiriram passagens aéreas para viajar entre setembro e dezembro deste ano e estão inseridos no plano de recuperação judicial da empresa. No entanto, ele afirmou que ainda não possui números precisos sobre a quantidade de pessoas que compraram passagens para 2024.

Com o objetivo de buscar soluções para atender os consumidores afetados, o empresário anunciou que na próxima semana será realizada uma reunião com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. Neste encontro, uma negociação será feita para estabelecer um acordo de compensação para os clientes lesados. Madureira destacou a importância de estabelecer prioridades para os consumidores que necessitam viajar por motivos de saúde, por exemplo.

Além disso, o sócio da 123milhas informou que novas demissões devem ocorrer nas empresas ligadas ao grupo. Essa medida está sendo tomada como uma estratégia para lidar com a crise econômica enfrentada pela empresa. No entanto, não foram fornecidos detalhes sobre quantos funcionários serão afetados por essas demissões. A audiência da CPI das Pirâmides Financeiras prossegue e são esperadas mais informações ao longo do dia.

Essa situação delicada da 123milhas reforça a importância de que os consumidores estejam atentos na hora de adquirir serviços de viagem. É essencial que sejam realizadas pesquisas e análises sobre a empresa antes de finalizar qualquer compra. Além disso, é fundamental verificar se a empresa possui um bom histórico de atendimento ao cliente e se apresenta uma situação financeira estável.

Os casos de empresas em recuperação judicial ou que encerram suas atividades de forma abrupta são cada vez mais comuns no mercado de turismo. Essa situação causa transtornos aos consumidores, que muitas vezes precisam arcar com prejuízos financeiros e lidar com a frustração de não poder realizar a viagem planejada.

Diante disso, é importante que os órgãos competentes, como a Secretaria Nacional do Consumidor, atuem para garantir os direitos dos consumidores e buscar soluções para minimizar os impactos causados por situações como essa. E cabe aos consumidores estarem cientes e exigirem seus direitos, buscando informações sobre as políticas da empresa em relação a cancelamentos, reembolsos e compensações em casos de problemas.

Acompanharemos de perto os desdobramentos dessa reunião entre a 123milhas e a Secretaria Nacional do Consumidor, e traremos mais informações sobre os acordos negociados para a compensação dos clientes lesados. Essa é uma situação que exige transparência e soluções rápidas, visando minimizar os impactos para os consumidores e garantir a segurança e confiança no mercado de turismo.

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