Durante o evento, que acontece no Plenário Ulysses Guimarães, também foram abordadas questões de transição energética e regulação do mercado de carbono. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), destacou a magnitude dos problemas globais e a necessidade de abordá-los de forma conjunta, enfatizando que questões como combate à fome e pobreza estão intrinsecamente ligadas às mudanças climáticas.
A presidente da União Interparlamentar (UIP), Tulia Ackson, defendeu a cooperação entre os países para lidar com desafios transnacionais, especialmente diante da ameaça de não se alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável até 2030. Ela ressaltou que a pandemia de Covid-19 e as crises ambientais e sociais têm impactado negativamente milhões de pessoas em todo o mundo.
Ackson também destacou a importância da igualdade de gênero na busca por um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável. O presidente da Câmara propôs que as próximas presidências do P20 incluam reuniões de mulheres parlamentares na agenda de diplomacia parlamentar, visando ampliar a representatividade feminina nos debates.
Além disso, foi mencionada a iniciativa inédita que ocorreu em julho deste ano, reunindo mulheres parlamentares do P20 em Maceió (AL) e resultando na “Carta de Alagoas”. Os presidentes Lira e Pacheco, juntamente com Ackson, destacaram a importância do papel dos Parlamentos na monitorização dos governos, promovendo transparência e contribuindo para um ambiente de paz e estabilidade.
A solenidade de abertura do P20 também contou com a presença da secretária-geral das Relações Exteriores, a embaixadora Maria Laura da Rocha. A expectativa é de que os debates e discussões ao longo do evento resultem em propostas e ações concretas para enfrentar os desafios globais atuais.