Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de focos de incêndios registrados nos últimos dias é o mais alto em 14 anos. Em São Paulo, os incêndios deixaram 48 cidades do interior do estado em alerta máximo, com mais de 20 mil hectares já queimados e um prejuízo estimado em cerca de R$ 1 bilhão pelo governo paulista.
Socorro Neri também alertou para a possibilidade de ação criminosa por trás das queimadas, algo que está sendo investigado. Ela enfatizou a importância de investir em prevenção e fiscalização, assim como apoiar os pequenos agricultores para que abandonem técnicas que utilizam fogo para preparar terras para pasto e plantio.
A parlamentar ressaltou a necessidade de um diálogo amplo e inclusivo, envolvendo todos os setores da sociedade, para a adoção de medidas eficazes no combate às queimadas. Ela destacou a importância da educação ambiental e alertou para a necessidade de superar o “negacionismo climático”, que desconsidera a gravidade dos eventos recentes.
Diante do cenário alarmante apresentado pelos dados científicos, Socorro Neri chamou atenção para a importância de um debate sério baseado em evidências no Congresso Nacional, destacando o trabalho que já vem sendo realizado pela Comissão de Mudanças Climáticas. A preocupação com as queimadas e seus impactos nas diversas regiões do Brasil é uma pauta urgente que exige ações efetivas e colaborativas de todos os envolvidos.







