CAMARA DOS DEPUTADOS – Mudanças climáticas e desastres naturais: Comissão especial discute relação preocupante no Brasil em audiência pública.



A comissão especial sobre prevenção e auxílio a calamidades naturais está em pauta nesta terça-feira (14), mais uma vez promovendo uma audiência pública para discutir a relação entre as mudanças climáticas e o aumento da incidência de desastres no Brasil. A proposta partiu do deputado Gilson Daniel (Pode-ES) e está agendada para o plenário 3 a partir das 14h30.

É fato que as catástrofes naturais têm se intensificado ao redor do mundo nos últimos anos. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o número de pessoas afetadas por desastres climáticos aumentou significativamente em 80% desde 2015. No Brasil, dados da Confederação Nacional dos Municípios revelam que entre 2013 e 2022, desastres naturais como tempestades e inundações atingiram 5.199 cidades, o que representa 93% do total de municípios do país.

Esses eventos impactaram a vida de mais de 4,2 milhões de pessoas, forçando-as a abandonar suas residências. O deputado Gilson Daniel ressalta que a maioria dos desastres no Brasil está relacionada com as chuvas, que resultam em enchentes e deslizamentos de terra. No entanto, nos últimos anos, observa-se um crescimento de situações derivadas da seca, como é o caso da Amazônia e do Nordeste.

A audiência pública visa aprofundar o debate sobre essas questões preocupantes e buscar formas de prevenção e enfrentamento mais eficazes diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. É fundamental que medidas sejam tomadas para proteger a população, reduzir os impactos dos desastres naturais e promover a sustentabilidade ambiental no país.

Acompanhe a cobertura completa sobre a audiência pública e os desdobramentos das discussões sobre prevenção e auxílio a calamidades naturais em nosso portal de notícias. Fique por dentro das ações do governo e das propostas legislativas para lidar com essa realidade cada vez mais presente em nossas vidas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo