Durante sua declaração, o ministro ressaltou a necessidade de priorizar propostas que visam estimular o investimento e empreendedorismo no país, com foco especial nos micro e pequenos empreendedores. Além disso, o novo Plano Nacional de Educação também será uma das prioridades do governo. Padilha destacou a intenção de tornar a economia mais justa, incluindo a proposta de isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, com o objetivo de beneficiar a parcela da população de menor renda.
Os esforços do governo também estarão voltados para a regulação do ambiente digital, com medidas de proteção das crianças e adolescentes contra crimes cibernéticos. Padilha enfatizou a importância de projetos que assegurem a segurança das pessoas, famílias e negócios no ambiente virtual, bem como a aprovação de propostas para combater crimes digitais.
Ao avaliar a atuação do governo nos últimos dois anos, Padilha destacou que a taxa de aprovação de propostas de autoria própria foi a mais alta desde a redemocratização do país. Ministros do governo, como Celso Sabino, André Fufuca, Juscelino Filho, Luiz Marinho, Paulo Teixeira e Silvio Costa Filho, também se licenciaram temporariamente para votar na eleição da Mesa Diretora da Câmara.
Os deputados que ocupam cargos no governo optaram por se licenciar para demonstrar o compromisso da gestão com a candidatura de Hugo Motta e reiterar a disposição de estabelecer um diálogo contínuo com o Congresso. Concluindo sua fala, Padilha enfatizou a importância de aprovar medidas que contribuam para o desenvolvimento do país e garantam a segurança e bem-estar dos cidadãos no cenário digital.