CAMARA DOS DEPUTADOS – Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional é ouvido em comissão especial sobre prevenção e auxílio a desastres naturais.



Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional será ouvido em comissão especial sobre prevenção e auxílio a desastres e calamidades naturais

Nesta terça-feira, 12 de dezembro de 2023, a comissão especial sobre prevenção e auxílio a desastres e calamidades naturais receberá o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para discutir as ações realizadas pela pasta nesse âmbito. O debate foi solicitado pelo deputado Gilson Daniel (Podemos-ES) e visa abordar a crescente ocorrência de desastres naturais relacionados às mudanças climáticas.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), as mudanças climáticas e eventos extremos têm causado um aumento nos desastres naturais nos últimos 50 anos, afetando de maneira desproporcional os países mais pobres. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam um aumento de 80% no número de pessoas afetadas por desastres naturais em todo o mundo desde 2015. No Brasil, um estudo elaborado pela Confederação Nacional dos Municípios mostrou que entre 2013 e 2022, 5.199 municípios brasileiros, de um total de 5.570, foram atingidos por desastres naturais como tempestades, inundações, enxurradas e alagamentos.

A reunião está marcada para as 14h30 no plenário 3 e promete ser um importante espaço para a discussão de políticas e ações preventivas e de auxílio diante desse quadro preocupante. O comparecimento do ministro Waldez Góes é aguardado com grande expectativa, uma vez que a atuação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional é fundamental para lidar com os impactos devastadores dos desastres naturais.

A audiência é um reflexo do crescente interesse político e social em encontrar soluções eficazes para lidar com as consequências das mudanças climáticas e eventos extremos. É esperado que durante a reunião, sejam debatidas propostas e medidas que visem a mitigação e prevenção de desastres, bem como a melhor forma de oferecer auxílio às populações afetadas.

Em resumo, a presença do ministro Waldez Góes na comissão especial sobre prevenção e auxílio a desastres e calamidades naturais é um importante passo na busca por respostas e soluções diante de um cenário de crescente ocorrência de desastres naturais. A expectativa é que a reunião resulte em debates e propostas que possam contribuir de forma significativa para a proteção e assistência às comunidades afetadas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo