Dentre os temas que serão abordados na audiência, destaca-se a polêmica em torno da última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os deputados Zucco (Republicanos-RS), Capitão Alberto Neto (PL-AM) e Evair Vieira de Melo (PP-ES) solicitaram esclarecimentos sobre o suposto viés político e discriminação do setor agropecuário nas questões da prova.
Além disso, Evair Vieira de Melo apresentou requerimentos referentes à limitação de novos cursos de Medicina, suspensão temporária da implementação do novo ensino médio, inclusão do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Comissão Nacional de Educação do Campo e criação de um curso de medicina exclusivo para assentados do MST em universidade federal.
Outros deputados, como Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO), estão preocupados com os bloqueios e cortes no orçamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão responsável pelo financiamento de cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Por sua vez, o deputado Junio Amaral (PL-MG) indagará sobre o andamento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares e as políticas de alfabetização, demonstrando a diversidade de temas que estarão em pauta durante a audiência.
A reunião está agendada para às 9h30, no plenário 9 da Câmara dos Deputados. A pauta completa pode ser consultada no site oficial da Câmara.
Diante da importância e abrangência dos temas que serão discutidos, a audiência promete atrair a atenção de políticos, especialistas em educação e demais interessados na área. A expectativa é que o ministro Camilo Santana forneça explicações claras e soluções para as questões levantadas, contribuindo para o debate e a busca de melhorias na área da Educação no país.