CAMARA DOS DEPUTADOS – Ministra das Mulheres destaca a valorização da diversidade feminina e a luta contra as desigualdades de gênero no Brasil.

No dia 5 de junho de 2024, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, compareceu à Câmara dos Deputados para destacar o trabalho de seu ministério em combater as desigualdades de gênero no Brasil, enfatizando a importância de reconhecer a diversidade de mulheres existentes no país. Segundo a ministra, é fundamental adotar um conceito de gênero que reconheça as diferenças entre homens e mulheres para estabelecer políticas públicas eficazes.

Durante sua participação em um debate nas comissões do Trabalho e de Defesa dos Direitos da Mulher, Cida Gonçalves respondeu questionamentos dos deputados, incluindo o deputado Nikolas Ferreira, que questionou com que conceito de mulher o ministério trabalha. A ministra destacou a importância de garantir políticas públicas inclusivas que atendam a todas as mulheres brasileiras, independentemente de sua origem ou identidade.

Além disso, a ministra detalhou as ações do Ministério das Mulheres, que incluem o combate à violência contra a mulher, cuidados com a saúde, direitos sexuais e reprodutivos, e a dignidade menstrual. Cida Gonçalves também ressaltou a importância da igualdade salarial e da política de cuidados como medidas essenciais para transformar a vida das mulheres no Brasil.

Em relação ao aborto, a ministra informou que o posicionamento do Ministério das Mulheres segue o que está previsto na legislação brasileira, permitindo a interrupção da gestação em casos de estupro, risco de morte para a gestante e feto anencéfalo. Cida Gonçalves enfatizou ainda a transversalidade das ações do Ministério das Mulheres e a colaboração com outras pastas do governo, como a Saúde, a Cidadania e a Justiça.

Para ampliar o alcance das políticas públicas voltadas para as mulheres, a ministra defendeu a criação de secretarias municipais das mulheres em mais municípios, visando garantir a capilaridade e a execução efetiva dos projetos elaborados em Brasília. A ministra ressaltou a importância de estabelecer parcerias e dialogar com os diferentes níveis de governo para promover a igualdade de gênero e garantir os direitos das mulheres em todo o país.

Sair da versão mobile