CAMARA DOS DEPUTADOS – Instalação da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência tem deputado Filipe Barros como presidente para o ano de 2025

Na tarde desta quarta-feira (2), a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência se reuniu para realizar a instalação dos trabalhos para o ano de 2025. O deputado Filipe Barros, do PL-PR, assumiu a presidência da comissão, enquanto o senador Nelsinho Trad, do PSD-MS, tornou-se o vice-presidente.

Filipe Barros já é conhecido por ocupar o cargo de presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Por sua vez, Nelsinho Trad é o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE). Seguindo a resolução que criou a comissão mista, os presidentes dessas comissões se alternam no comando da comissão mista a cada ano.

A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência tem como principal função fiscalizar e controlar as atividades de inteligência e contrainteligência realizadas pelos órgãos e entidades da administração pública federal, incluindo a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), as Forças Armadas e a Polícia Federal. Além disso, a comissão possui a autoridade de convocar autoridades e solicitar informações sobre as ações dos órgãos de inteligência.

No total, a comissão é composta por seis senadores e seis deputados, dos quais devem incluir os líderes da Maioria e da Minoria tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado.

A reunião contou com a presença da imprensa e de representantes da Agência Senado, que acompanharam de perto a posse de Filipe Barros e Nelsinho Trad. A expectativa é de que a comissão atue de forma eficaz no controle das atividades de inteligência do país ao longo do ano de 2025.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo