Segundo o projeto, o sistema de voto distrital misto permite que o eleitor vote diretamente em um candidato para representar seu distrito, no sistema distrital, e também em um partido de sua preferência, no sistema proporcional. A proposta, que já passou pelo crivo do Senado, seguirá agora para análise na Câmara.
Além disso, Hugo Motta abordou a instalação das comissões permanentes da Casa, informando que os líderes partidários estão em negociações para definir a distribuição entre os colegiados após o Carnaval. Motta ressaltou que é comum haver conflitos nesse momento de definição, mas espera resolver a situação e instalar as comissões no início de março.
Antes da reunião de líderes do dia 13, Hugo Motta também mencionou o encontro que teve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ressaltando o compromisso de manter um diálogo constante com o político. O presidente da Câmara também falou sobre a criação de uma comissão especial para analisar a proposta de emenda constitucional que permite o parcelamento de dívidas municipais com a Previdência Social (PEC 66/23), cujas indicações dos integrantes já foram feitas pelos líderes partidários.
Na pauta de votações, os partidos também discutiram projetos de interesse das suas bancadas, como a proposta de incentivos à indústria brasileira de equipamentos médico-hospitalares e a criação de funções comissionadas nos gabinetes de ministros do Supremo Tribunal Federal. A expectativa é de que as discussões avancem nas próximas semanas, seguindo o compromisso de consenso entre os presidentes Lula e Hugo Motta.