Durante a reunião, os governadores nordestinos apresentaram várias demandas ao presidente da Câmara. Dentre os temas discutidos, destacam-se o receio em relação à diminuição da arrecadação com a proposta de isenção do Imposto de Renda, a preocupação com a representatividade da bancada nordestina na Câmara dos Deputados, a necessidade de um amplo debate sobre segurança pública e o incentivo para novas rotas de aviação regional.
Em relação à proposta do governo que concede isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, Motta afirmou que a Câmara analisará os impactos da medida e aprimorará o texto, visando atender às necessidades dos governadores e prefeitos. Ele ressaltou a importância de modificações que melhorem a proposta, evitando prejuízos aos governos regionais.
Hugo Motta também se comprometeu em buscar um acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar a perda da representatividade do Nordeste na Câmara dos Deputados. Uma das sugestões é propor a alteração do número de deputados federais para preservar a representatividade da região.
Além disso, a discussão sobre segurança pública e a necessidade de condução madura do tema, bem como a importância de enfrentar a falta de voos regionais para o Nordeste, foram destacadas durante o encontro. Os governadores também defenderam a votação de propostas como a PEC 66/23, que trata de dívidas previdenciárias e precatórios dos municípios, e a aprovação das novas regras para concessões que unificam normas sobre concessões, PPPs e fundos de investimento em infraestrutura.
Este encontro entre os representantes do Consórcio Nordeste e Hugo Motta evidencia a importância do diálogo e da união de esforços para o desenvolvimento e a representatividade da região no cenário político nacional.