A projeção se baseia nos dados preliminares da execução orçamentária do governo federal para dezembro de 2024, os quais indicam que o resultado primário do último mês foi superavitário em mais de R$ 30 bilhões. Esse desvio positivo no final do ano foi justificado principalmente pela menor execução de subsídios, subvenções e despesas primárias com controle de fluxo, que foram inferiores aos valores esperados para o último bimestre.
Esse resultado representa uma melhoria em relação a 2023, quando foi registrado um déficit de 2,3% do PIB. Além disso, o número superou as expectativas divulgadas no início de 2024, quando se projetava um déficit de maior magnitude. A Nota Informativa também destaca que a projeção divulgada pela Conof foi a que mais se aproximou do resultado final, em comparação com outras projeções de algumas instituições em fevereiro de 2024.
A divulgação completa da Nota Informativa e outros estudos estão disponíveis na página Orçamento da União. Esse avanço na obtenção do resultado primário do governo federal em 2024 é um indicativo positivo para a economia do país, demonstrando uma melhor gestão fiscal e um cenário mais equilibrado para as finanças públicas.