Durante o debate, a deputada ressaltou um dado alarmante: o investimento do Brasil na educação básica é considerado o terceiro pior entre os países membros da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico). Enquanto o país investe cerca de 56 mil reais por ano em cada aluno universitário, destina apenas cerca de 20 mil reais por aluno na educação básica. Esse dado evidencia a necessidade urgente de revisão das políticas públicas educacionais no país.
Adriana Ventura também destaca a importância do envolvimento das famílias na vida escolar dos filhos como um dos fatores essenciais para o sucesso no processo educacional. Além de investir mais na educação básica, a deputada defende aprimoramento dos métodos de ensino e o estímulo ao engajamento familiar na escola.
O debate está marcado para as 14 horas e será realizado no plenário 10 da Câmara dos Deputados. Diversos convidados estarão presentes para contribuir com as discussões e propostas para o cenário educacional brasileiro. A audiência pública é uma oportunidade única para refletir e debater sobre os desafios e as possibilidades de transformação do sistema educacional no país.