CAMARA DOS DEPUTADOS – “Ex-ministro Augusto Heleno e Alan Rodrigues serão ouvidos pela CPMI do 8 de Janeiro sobre atentado a bomba em Brasília”

Na próxima semana, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro realizará depoimentos importantes relacionados ao atentado a bomba no aeroporto de Brasília. Entre os depoentes estão o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, e Alan Diego dos Santos Rodrigues, um dos envolvidos no ataque.

O senador Eduardo Girão, do partido Novo (CE), destaca a relevância do depoimento do General Augusto Heleno, que era chefe do GSI antes do incidente do dia 8 de janeiro. No exercício desse cargo, Heleno tinha a responsabilidade de coordenar as atividades de segurança da Presidência da República e as ações de inteligência, já que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estava subordinada ao GSI.

Além disso, Girão também ressalta que a Abin emitiu alertas para os integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência, informando que as manifestações marcadas para o dia 8 poderiam evoluir para condutas ofensivas contra as instituições da República.

O depoimento do General Augusto Heleno está marcado para a terça-feira (26), às 9 horas, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado. A pauta desta reunião pode ser conferida no link disponibilizado.

Já na quinta-feira (28), a CPMI ouvirá Alan Diego dos Santos Rodrigues, condenado por colocar uma bomba em um caminhão-tanque de combustível próximo ao Aeroporto de Brasília. A CPMI já ouviu outros dois envolvidos no atentado, o empresário George Washington de Oliveira Sousa e o blogueiro Wellington Macedo de Souza.

De acordo com depoimento prestado à polícia, Rodrigues alegou que recebeu o explosivo em um acampamento localizado em frente ao quartel general do Exército. Os deputados Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Izalci Lucas (PSDB-SF) afirmam que o depoimento de Rodrigues poderá esclarecer possíveis ligações com outros articuladores de atos antidemocráticos, que resultaram nas invasões às sedes dos três poderes.

O depoimento de Alan Rodrigues está marcado para a partir das 9 horas, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado. A pauta desta reunião pode ser consultada no link disponibilizado.

Este texto foi produzido pela Redação – ND.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo