CAMARA DOS DEPUTADOS – Equipe francesa auxilia na investigação do acidente com avião da Voepass; depoimentos marcados para terça-feira no plenário 3.

No dia 9 de agosto de 2024, um trágico acidente envolvendo o avião da empresa Voepass resultou na morte de 62 pessoas, quando a aeronave que partiu de Cascavel (PR) com destino a São Paulo caiu em Vinhedo, próximo à capital paulista. As investigações sobre o ocorrido têm sido acompanhadas de perto pela comissão externa da Câmara dos Deputados, que se reúne nesta terça-feira (8) para ouvir investigadores e a mãe de uma das vítimas.

O deputado Bruno Ganem (Podemos-SP) foi o responsável por solicitar o debate que acontecerá a partir das 15 horas, no plenário 3. Ganem espera que o diretor do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, Carlos Eduardo Palhares Machado, forneça atualizações sobre os aspectos técnicos e forenses relacionados ao acidente, contribuindo assim para o andamento das investigações.

Além disso, o parlamentar pretende esclarecimentos do chefe do Serviço de Segurança Aeroportuária da Polícia Federal, o delegado Caio Bortone Ramos Ribeiro, sobre as políticas de segurança implementadas nos aeroportos e eventuais falhas que possam ter contribuído para a tragédia. A participação de Maria de Fátima Albuquerque, mãe da vítima Arianne Estevam Risso, também é aguardada para trazer à tona o impacto do acidente nas famílias das vítimas.

Ouvir diretamente os relatos e preocupações de um familiar das vítimas tem o objetivo de humanizar o processo de investigação, lembrando a todos os envolvidos da importância de lidar com o caso com sensibilidade e seriedade. A expectativa é de que as informações e depoimentos colhidos no debate auxiliem na busca por respostas e na busca por justiça para as vítimas e seus familiares.

Sair da versão mobile