As enchentes no estado tornaram o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, inutilizável, resultando na suspensão de todos os voos pelo menos até o dia 30 de maio. A Defesa Civil relatou que mais de 80 pessoas perderam suas vidas, 100 estão desaparecidas e cerca de 107 mil estão desabrigadas nos 364 municípios afetados, o que corresponde a 73% do total de 496 municípios do Rio Grande do Sul.
Os temporais que assolaram a região tiveram início há aproximadamente dez dias, atingindo diversas áreas e causando estragos significativos. Em Porto Alegre, quatro das seis estações de água estão inoperantes, aumentando a gravidade da situação. Além disso, há regiões do estado sem energia elétrica e comunicação, o que agrava ainda mais a crise. O governo estadual decretou estado de calamidade diante da magnitude da catástrofe.
O cenário é desolador e exige ações urgentes para prestar assistência às vítimas, recuperar as áreas afetadas e prevenir novas tragédias. A solidariedade e colaboração de todos são essenciais para enfrentar os desafios decorrentes desta terrível enchente no Rio Grande do Sul.
Por Tiago Miranda, com edição de Marcelo Oliveira.