Hugo Motta conta com o apoio de um bloco parlamentar que foi formado na manhã deste sábado, composto por 17 partidos e 494 deputados. Entre os partidos que integram o bloco estão PL, PT, PCdoB, PV, PP, PSD, MDB, dentre outros. Já os candidatos Pastor Henrique e Marcel van Hattem estão concorrendo de forma avulsa, sem o respaldo de um bloco específico.
Além da presidência, outros cargos da Mesa Diretora também estão em disputa. Para a 1ª vice-presidência, registrou candidatura o deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), enquanto para a 2ª vice-presidência, Elmar Nascimento (União-BA) está na corrida eleitoral. Já as secretarias serão disputadas por Carlos Veras (PT-PE), Lula da Fonte (PP-PE), Delegada Katarina (PSD-SE) e Sergio Souza (MDB-PR).
No que diz respeito à suplência de secretarias, os deputados Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), Paulo Foletto (PSB-ES), Dr. Victor Linhalis (Podemos-ES) e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) se candidataram. A eleição para presidente e demais cargos da Mesa está programada para as 16 horas.
A expectativa é grande em relação ao resultado das eleições, que definirão os rumos da Câmara dos Deputados nos próximos anos. Todos os parlamentares envolvidos na disputa demonstram confiança em suas propostas e contam com o apoio de diversos colegas no Congresso. A votação promete ser acirrada e o desfecho, impactante para o cenário político nacional.
