Uma das novidades deste ano é que para o cargo de presidente serão admitidas candidaturas avulsas, enquanto que para os demais cargos da Mesa, apenas serão aceitas candidaturas avulsas de parlamentares do mesmo Partido, caso haja formação de bloco parlamentar. Além disso, o registro de candidaturas poderá ser feito até as 13h30 de sábado, através do app lnfoleg Autenticador, e a homologação ficará sob responsabilidade da Presidência.
Durante a sessão preparatória, os nomes dos candidatos aparecerão nas urnas eletrônicas em ordem definida por sorteio, e somente os candidatos ao cargo de presidente poderão fazer uso da palavra, com um limite de dez minutos cada. Não serão permitidos apartes ou interpelações aos candidatos, e os microfones de apartes ficarão desligados.
A eleição dos membros da Mesa será feita em votação por escrutínio secreto e por sistema eletrônico, sendo exigida maioria absoluta de votos em primeiro escrutínio, e maioria simples em segundo escrutínio, desde que presente a maioria absoluta dos deputados. Em caso de empate, serão adotados critérios como idade e número de legislaturas para definir os resultados.
Com todo esse processo meticulosamente organizado e seguindo as normas estabelecidas, espera-se que a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados transcorra de forma transparente e democrática, garantindo a representatividade e o bom funcionamento do Legislativo nos próximos anos.