Durante a solenidade, o deputado Fabio Rueda ressaltou a necessidade de agir em prol do direito universal de todos a serviços essenciais de saúde. Ele foi um dos autores do requerimento para realização do evento e enfatizou a relevância do tema escolhido pela OMS para este ano.
O representante do Ministério da Saúde, Rodrigo Cariri, destacou a gratuidade e o alcance do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, lembrando a importância do serviço em meio à pandemia da Covid-19. Ele ressaltou que o SUS mostrou ao mundo a importância de um sistema único, universal e gratuito de saúde.
A deputada Erika Kokay também defendeu o fortalecimento do SUS como fundamental para a construção de um país onde a saúde seja entendida como qualidade de vida e bem-estar. Diversos outros participantes, como Jeancarlo Fernandes Cavalcante, do Conselho Federal de Medicina, e Gilberto Alfredo Pucca, da Universidade de Brasília, ressaltaram a importância da igualdade e da conscientização sobre a relação entre saúde humana e saúde do planeta.
A sessão solene contou com a presença de autoridades e profissionais de saúde comprometidos com a luta contra a desigualdade social e a desassistência, reafirmando o compromisso com políticas públicas que garantam o acesso universal e gratuito aos serviços de saúde. No Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, é essencial refletirmos sobre a importância de cuidar da saúde de forma integral, pensando não apenas individualmente, mas também coletivamente em prol de um mundo mais saudável e equitativo.
