A sessão foi presidida pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), que destacou a recente aprovação da Lei 14.611/23, a qual estabelece a igualdade salarial e critérios remuneratórios iguais para homens e mulheres. A senadora ressaltou a importância de desenvolver legislação que valorize as mulheres, destacando que a luta pela igualdade de gênero deve ser um esforço coletivo e global.
Outro ponto abordado foi a divisão desigual de tarefas domésticas, contribuindo para a desigualdade econômica entre homens e mulheres. A deputada Yandra Moura (União-SE) enfatizou a necessidade de políticas públicas que promovam uma divisão mais equitativa do trabalho entre os gêneros, reconhecendo o peso das obrigações domésticas nas mulheres, tanto em casa quanto no trabalho.
Representantes de diversos países, como Índia, Rússia, México e África do Sul, compartilharam iniciativas governamentais para combater a desigualdade de gênero em seus respectivos países. Destacaram-se programas de desenvolvimento de habilidades, legislações contra o assédio sexual, incentivo ao empreendedorismo feminino e medidas de proteção e combate à violência de gênero.
Em suma, a sessão do P20 evidenciou a importância de políticas públicas e de ações coletivas para promover a igualdade de gênero e raça, visando garantir a autonomia econômica e a participação plena das mulheres no mercado de trabalho.