CAMARA DOS DEPUTADOS – “Desafios para a Educação de Migrantes no Brasil em Destaque em Audiência da Câmara dos Deputados”

No dia 21 de agosto de 2025, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove um debate relevante sobre os desafios enfrentados por migrantes no que diz respeito ao acesso e permanência nos sistemas educacionais no Brasil. O evento está agendado para começar às 10 horas, no plenário 10 da Casa, e tem como foco as dificuldades que esse grupo populacional encontra em uma realidade muitas vezes hostil.

A parlamentar Carol Dartora, do Partido dos Trabalhadores do Paraná, lidera esse esforço, que surge como uma resposta a uma necessidade urgente. Durante a discussão, a deputada busca identificar as barreiras que dificultam a inclusão educacional dos migrantes e propor soluções concretas para defesa do direito à educação universal, equitativa e de qualidade. Segundo Dartora, os obstáculos são variados e incluem questões linguísticas, culturais, documentais e estruturais que têm afetado profundamente a capacidade dos migrantes de se inserirem nas instituições de ensino brasileiras.

A deputada enfatiza a urgência do tema: “O objetivo é promover políticas educacionais mais inclusivas, democráticas e sensíveis à realidade dos migrantes no Brasil, garantindo o pleno exercício do direito à educação e a construção de um sistema educacional verdadeiramente acessível e acolhedor.” Essa mensagem reforça a importância de um sistema que não apenas reconheça, mas também adapte-se às necessidades específicas de diferentes grupos populacionais, incluindo aqueles que deixaram seus países em busca de melhores condições de vida.

O debate visa não somente destacar as dificuldades, mas também fomentar um entendimento mais profundo sobre a importância de uma educação que abrace a diversidade, possibilitando que todos, independentemente de sua origem, possam usufruir de uma formação que garanta não apenas conhecimentos acadêmicos, mas também cidadania e integração social. Com este enfoque, a discussão pretende ser um passo rumo à elaboração de políticas que garantam a inclusão educacional como um direito fundamental para todas as pessoas, promovendo a justiça social no país.

Sair da versão mobile