CAMARA DOS DEPUTADOS – Desafios da Alfabetização: Comissão da Câmara Debate Baixo Desempenho do Brasil em Avaliação Internacional

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promoverá, nesta terça-feira (13), uma audiência pública focada nos desafios da alfabetização no Brasil. O evento, solicitado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), será realizado a partir das 16 horas, em um local ainda a ser definido.

Nikolas Ferreira destaca a urgência em abordar a alfabetização, observando que a educação é um problema significativo no país. Ele citou dados alarmantes divulgados pelo PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study), que colocam o Brasil entre os cinco piores colocados em um exame internacional de alfabetização realizado em 2021, envolvendo estudantes de 65 países e regiões. “Os resultados mostram que estamos à frente apenas de Jordânia, Egito, Marrocos e África do Sul, o último tendo uma média de 288 pontos, enquanto o Brasil obteve 419”, salientou o deputado.

A pesquisa foi conduzida pela IEA (International Association for the Evaluation of Educational Achievement), uma organização que reúne instituições de pesquisa, órgãos governamentais e especialistas com o objetivo de conduzir estudos educacionais de relevância global. No contexto brasileiro, uma amostra de 4.941 estudantes do 4º ano do ensino fundamental participou do exame. O desempenho dos estudantes brasileiros, com média de 419 pontos, colocou o país no nível baixo da escala de proficiência do PIRLS. Para efeito de comparação, os melhores desempenhos foram observados em Singapura (587), Irlanda (577) e Hong Kong (573), enquanto até países como Azerbaijão e Uzbequistão superaram os resultados brasileiros.

É importante ressaltar que a avaliação de 2021 reflete os impactos profundos causados pela pandemia de Covid-19, que resultou no fechamento prolongado de escolas e interrupção dos processos de ensino.

A audiência pública na Comissão de Educação busca lançar luz sobre a grande demanda por melhorias no ensino básico, com um foco especial na alfabetização das crianças. “Esse será um tema de extrema prioridade para a Comissão de Educação neste ano”, afirmou Nikolas Ferreira, frisando a necessidade de transformar esses resultados alarmantes em tópicos de ação efetiva.

Essa reunião é vista como um passo fundamental para discutir e encontrar soluções viáveis para um dos principais desafios do sistema educacional brasileiro. A lista completa de convidados para a audiência está disponível para acesso público, permitindo transparência e ampla participação nas discussões sobre o futuro da educação no país.

O encontro promete trazer debates intensos e propostas que possam reverter a situação preocupante evidenciada pela pesquisa internacional, visando proporcionar um futuro melhor para as novas gerações de brasileiros.

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