O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) é o candidato apoiado por esse bloco para a presidência da Casa. Outros partidos que integram o bloco são PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD. Por outro lado, o Novo, com 4 deputados, e a federação formada por Psol e Rede, com 14 deputados, decidiram não participar do bloco e lançaram seus próprios candidatos à presidência da Câmara.
O prazo para a formação dos blocos parlamentares se encerrou às 9 horas do sábado, com a confirmação da formação do bloco ocorrendo posteriormente pela Secretaria-Geral da Mesa. Esses blocos visam ampliar a representatividade na composição dos órgãos da Casa e valem para a distribuição das presidências das comissões pelos próximos quatro anos.
A eleição para a Mesa Diretora está prevista para ocorrer às 16 horas de hoje, no Plenário Ulysses Guimarães. Antes disso, às 11 horas, os líderes partidários irão se reunir para definir os cargos da Mesa, enquanto o prazo para o registro das candidaturas encerra-se às 13h30. A eleição será presencial, com urnas dispostas no Salão Verde e no Plenário.
A sessão conjunta do Congresso Nacional que marca o início da nova sessão legislativa está agendada para segunda-feira, dia 3 de fevereiro, às 15 horas. A expectativa é de um cenário político movimentado e a definição dos rumos que a Câmara dos Deputados tomará nos próximos anos.