Os partidos PT, com 18 candidatos, e PL, com 15 concorrentes, são os que lideram a lista de deputados federais na disputa eleitoral municipal. Mesmo os parlamentares que não estão diretamente envolvidos nas eleições, costumam participar ativamente das campanhas em suas bases eleitorais. O vice-líder da Federação PT-PCdoB-PV, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), ressalta a influência dos deputados no resultado das eleições municipais, mesmo que não sejam os próprios candidatos.
Por outro lado, o vice-líder do PL, deputado General Girão (RN), destaca a inspiração que sua participação na política tem gerado em outras pessoas, que se sentem representadas por ele e decidem se candidatar. O líder do MDB, deputado Isnaldo Bulhões (AL), enfatiza que a eleição municipal aproxima os deputados federais dos temas locais, facilitando a busca por soluções para os problemas enfrentados pela comunidade.
No total, cerca de 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar no primeiro turno das eleições municipais, que está marcado para o dia 6 de outubro. A presença dos deputados federais na disputa eleitoral evidencia a importância local das eleições e como esses parlamentares podem influenciar diretamente nas políticas municipais. A pluralidade de candidatos com mandato parlamentar demonstra a diversidade de representações políticas que o eleitorado terá para escolher nas urnas.