CAMARA DOS DEPUTADOS – Deputado propõe debate sobre eficácia das bancas de heteroidentificação em cotas raciais em universidades do Brasil.

Na tarde desta quinta-feira, a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados promoveu uma audiência pública para debater a eficácia, os desafios e as implicações das bancas de heteroidentificação no sistema de cotas raciais. A discussão foi proposta pelo deputado Helio Lopes (PL-RJ) e contou com a participação de especialistas, parlamentares e representantes da sociedade civil.

As bancas de heteroidentificação são utilizadas por universidades para verificar se candidatos às vagas destinadas a negros e pardos realmente se encaixam nesse grupo racial. No entanto, a eficácia dessas bancas tem sido questionada devido aos critérios subjetivos adotados na análise dos candidatos. O deputado Helio Lopes destacou a importância de corrigir imprecisões no sistema de cotas raciais e garantir o direito à autoidentificação.

Um dos casos citados durante a audiência foi o do vestibulando Alisson dos Santos Rodrigues, de 18 anos, que teve sua matrícula na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) negada após intervenção da banca de heteroidentificação. A família de Alisson conseguiu reverter a decisão na Justiça, ressaltando a complexidade e as controvérsias envolvidas no uso dessas bancas.

Helio Lopes ressaltou a importância de as cotas raciais serem implementadas de forma justa e inclusiva, sem gerar novos obstáculos ou tensões raciais. O debate levantou questões fundamentais sobre a validade e a eficácia das bancas de heteroidentificação, bem como a necessidade de aprimorar os critérios de avaliação utilizados nesse processo.

Diante dos desafios apresentados, os participantes da audiência concordaram que é fundamental buscar soluções que garantam a equidade e a justiça no acesso às vagas reservadas por meio das cotas raciais. A discussão continuará em pauta, com a busca de alternativas para aprimorar o sistema de avaliação e promover uma maior inclusão e representatividade nas instituições de ensino.

Sair da versão mobile