CAMARA DOS DEPUTADOS – Deputado propõe atualização da legislação previdenciária para isentar prêmios de contribuição para a Previdência Social

Na última terça-feira, dia 22 de janeiro de 2025, o deputado Julio Lopes, do PP-RJ, defendeu a atualização da legislação previdenciária durante a análise do Projeto de Lei 3276/24 na Câmara dos Deputados. O referido projeto propõe alterar a Lei Orgânica da Seguridade Social para isentar os prêmios recebidos pelos trabalhadores da contribuição para a Previdência Social.

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), prêmios são benefícios concedidos pelo empregador aos empregados por desempenho superior ao esperado no exercício de suas funções, podendo consistir em bens, serviços ou valor em dinheiro. Vale ressaltar que a Lei 13.467/17 já reconhece que os prêmios não fazem parte da remuneração do trabalhador, porém essa alteração não foi acompanhada pela legislação previdenciária, o que justifica a iniciativa do deputado Julio Lopes.

Em sua defesa das mudanças propostas, Julio Lopes explicou que o projeto de lei visa aclarar a não incidência da contribuição previdenciária sobre os prêmios pagos a empregados ou contribuintes individuais. O deputado ressaltou a importância de corrigir essa lacuna na legislação, buscando garantir mais clareza e equidade nas regras previdenciárias.

A proposta do deputado Lopes tramita em caráter conclusivo e passará pela análise das comissões de Trabalho, de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o projeto precisará ser aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado.

A imprensa fez a cobertura do pronunciamento do deputado Julio Lopes, ressaltando a relevância da atualização da legislação previdenciária para assegurar os direitos dos trabalhadores. A reportagem realizada por Marcelo Oliveira evidenciou os argumentos apresentados pelo parlamentar e as etapas necessárias para a aprovação do projeto.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo