O deslizamento ocorreu no dia 7 de dezembro e afetou diretamente o povoado de Casquilho, atingindo casas e galpões e obrigando a desocupação de 162 imóveis, sendo que sete deles foram afetados diretamente pelo deslizamento. A mina Turmalina, pertencente à mineradora canadense Jaguar Mining, foi a responsável pelos rejeitos, que causaram danos sociais, econômicos e ambientais na região.
A comissão externa terá como objetivo principal verificar de perto os impactos do deslizamento e propor medidas para mitigar os danos causados. Além do deputado Newton Cardoso Jr, a comissão será composta por outros parlamentares de Minas Gerais, como Ana Paula Leão (PP-MG), Bruno Farias (Avante-MG), Dandara (PT-MG), Delegada Ione (Avante-MG), Frederico (PRD-MG), Euclydes Pettersen (Republicanos-MG), Fred Costa (PRD-MG), Junio Amaral (PL-MG), Mário Heringer (PDT-MG), Nely Aquino (Pode-MG), Odair Cunha (PT-MG) e Samuel Viana (Republicanos-MG).
As comissões externas são temporárias e têm como objetivo realizar missões fora da sede da Câmara dos Deputados em Brasília. Com a criação desta comissão, espera-se que as autoridades competentes possam ter uma visão mais clara da situação e tomar as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar das comunidades afetadas pelo deslizamento de rejeitos de minério em Minas Gerais.