CAMARA DOS DEPUTADOS – Deputado Paulo Litro é eleito presidente da Comissão de Turismo e promete estar atento às negociações do Perse

Na tarde desta quarta-feira (13), o deputado Paulo Litro (PSD-PR) foi eleito por unanimidade como presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. A votação contou também com a escolha dos deputados Diego Coronel (PSD-BA) como 1º vice-presidente, Marcos Aurélio Sampaio (PSD-PI) como 2º vice-presidente e Saullo Vianna (União-AM) como 3º vice-presidente.

Em seu discurso, Paulo Litro ressaltou a importância do setor de turismo para a economia brasileira, que atualmente representa 8% do PIB do país e gera mais de 7 milhões de empregos em cerca de 500 atividades econômicas. Ele destacou que, em 2023, o Brasil recebeu 6 milhões de turistas estrangeiros, número que se aproxima do período pré-pandemia, mas ainda é consideravelmente menor se comparado a outros destinos turísticos como México e Tailândia, que recebem mais de 40 milhões de visitantes por ano.

Além disso, o deputado afirmou que está acompanhando de perto as negociações em torno do projeto de lei que visa limitar o alcance do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), criado durante a pandemia para auxiliar os setores de turismo e eventos. Litro defende a necessidade de prorrogar os benefícios para o setor de eventos, que foi duramente impactado e ainda não conseguiu se recuperar totalmente.

Em relação ao potencial do turismo como porta de entrada para o primeiro emprego, o deputado destacou que muitos jovens encontram dificuldades para inserir-se no mercado de trabalho e que o setor turístico pode oferecer oportunidades nesse sentido.

Paulo Litro, que está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, possui experiência como deputado estadual no Paraná por dois mandatos consecutivos (2015 e 2019) e atuou como assessor no Núcleo Jurídico Administrativo da Casa Civil do Governo do Paraná. A Comissão de Turismo, da qual agora é presidente, tem como atribuições debater e votar propostas relacionadas à política e sistema nacional de turismo, exploração de atividades e serviços turísticos, e parcerias entre entidades públicas e não governamentais para a formação de políticas de turismo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo