Os RICs são instrumentos fundamentais para fiscalizar as ações e decisões do Poder Executivo, e a 1ª Vice-Presidência da Câmara dos Deputados tem a responsabilidade de emitir pareceres sobre esses requerimentos antes da deliberação final da Mesa Diretora. Marcos Pereira ressaltou a importância de processar os requerimentos de acordo com a Constituição e o Regimento Interno da Câmara, independentemente da filiação partidária dos envolvidos.
O deputado anunciou que deixará o cargo na Mesa Diretora na próxima segunda-feira, após a eleição da nova composição, que ocorrerá neste sábado (1º). Durante sua gestão, Pereira teve a oportunidade de substituir o deputado Arthur Lira na Presidência da Câmara dos Deputados por 62 dias em momentos distintos, nos quais foram aprovadas 93 proposições, incluindo projetos de lei, projetos de decreto legislativo, projetos de resolução e requerimentos.
Marcos Pereira agradeceu a colaboração de sua equipe e destacou a produtividade da Mesa Diretora nos últimos dois anos, sob a liderança do presidente Arthur Lira. O deputado, que está em seu segundo mandato e também atua como presidente nacional do Republicanos, enfatizou seu comprometimento com o fortalecimento da democracia e a transparência nas ações parlamentares.
Com isso, encerra-se mais um ciclo de atuação de Marcos Pereira na Mesa Diretora, deixando um legado de comprometimento e eficiência na fiscalização e condução dos trabalhos legislativos.
