CAMARA DOS DEPUTADOS – Deputado Jilmar Tatto organiza audiência para debater futura Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em busca de colaborações e subsídios.



Na próxima quarta-feira, dia 22 de maio de 2024, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados irá promover uma audiência pública com o objetivo de estimular o debate e fornecer subsídios e colaborações para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). O deputado Jilmar Tatto, do PT de São Paulo, foi o responsável por solicitar a realização desse debate.

Com a conferência agendada para os dias 4 a 6 de junho, seu tema central será “Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”. A ideia por trás do evento é promover um amplo diálogo em nível nacional, buscando integrar e ouvir todo o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para a construção da nova Estratégia Nacional de CT&I para o período de 2024 a 2030.

Para Jilmar Tatto, as conferências nacionais de CT&I são cruciais para a construção de uma governança coletiva das políticas nessa área e para o estabelecimento de diretrizes voltadas ao desenvolvimento estratégico e ao estímulo de setores relevantes. Ele enfatiza que a última conferência desse tipo ocorreu em 2011 e ressalta a importância da participação ativa do Congresso Nacional e de seus parlamentares no debate, visando alinhar esforços para que a CT&I desempenhe um papel central no desenvolvimento do país.

A audiência está programada para às 9 horas, no plenário 13. A expectativa é de que o debate seja produtivo e gere insights importantes para a preparação da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A presença de especialistas e autoridades na área é esperada, e a busca por soluções e propostas inovadoras para o avanço do setor de CT&I no Brasil estará em pauta.

Esse evento promete ser fundamental para a definição do caminho a ser seguido pela CT&I no país nos próximos anos, contribuindo para um desenvolvimento mais justo, sustentável e inovador.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo