CAMARA DOS DEPUTADOS – Deputado Glauber Braga defende ação contra agressão em reunião do Conselho de Ética na Câmara dos Deputados.

Na manhã desta segunda-feira, dia 26 de agosto de 2024, uma notícia envolvendo o deputado Glauber Braga (Psol-RJ) movimentou os corredores da Câmara dos Deputados. De acordo com informações, Braga afirmou ter reagido a uma agressão inicial desferida por um militante do Movimento Brasil Livre (MBL), que resultou em um processo no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados está marcado para se reunir na quarta-feira (28) para discutir o parecer do relator, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), que é desfavorável ao deputado Glauber Braga. O encontro estava inicialmente agendado para terça-feira (27), porém foi adiado e acontecerá às 14 horas, no plenário 11.

O processo contra Braga, representação 5/24, foi impetrado pelo partido Novo e alega que o deputado quebrou o decoro ao agredir fisicamente o militante do MBL. Em sua defesa, Braga alegou que sua ação foi uma justa reação a uma ameaça e afirmou não se arrepender do ocorrido. Segundo ele, sua resposta foi proporcional e em conformidade com a legislação brasileira.

Esse episódio promete gerar debates acalorados durante a reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e levanta questões sobre a conduta dos parlamentares dentro e fora do ambiente legislativo. A repercussão desse caso pode ter desdobramentos na atuação política do deputado e no cenário político em geral.

A Redação do jornal estará atenta aos desdobramentos desse caso e trará mais informações conforme o desenrolar dos acontecimentos. A postura dos parlamentares diante de situações como essa é crucial para a manutenção da ética e do decoro parlamentar, valores fundamentais para a credibilidade das instituições democráticas.

Sair da versão mobile