Com oito mandatos como deputado federal e experiência anterior como presidente da Câmara dos Deputados e do próprio Parlasul entre 2017 e 2018, Chinaglia é um nome conhecido e respeitado no cenário político nacional e internacional. Fundado em 2005, o Parlasul se configura como o órgão legislativo do Mercosul, reunindo parlamentares dos países membros do bloco: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.
A eleição de Chinaglia para presidir o Parlamento do Mercosul representa um momento de destaque na trajetória do petista, consolidando sua liderança e sua atuação em instâncias importantes do cenário político regional. Com um histórico de comprometimento com a integração entre os países do bloco e o fortalecimento das relações comerciais, o deputado assume um papel fundamental na condução das discussões e decisões no âmbito do Parlasul.
A expectativa em relação ao mandato de Chinaglia à frente da presidência do Parlamento do Mercosul é de um trabalho pautado pela colaboração, diálogo e busca por soluções que promovam a integração e o desenvolvimento dos países membros. Com desafios e oportunidades pela frente, o novo presidente terá a missão de liderar o órgão legislativo em momentos importantes para a região, contribuindo para a consolidação das relações e o avanço dos objetivos do bloco econômico.