CAMARA DOS DEPUTADOS – “Deputado alerta: Ambiente escolar inadequado para o autismo prejudica desenvolvimento de crianças, diz Idilvan Alencar em audiência na Câmara”

Na última quinta-feira, dia 11 de abril de 2024, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para discutir a preparação das escolas e dos professores no atendimento a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O debate foi sugerido pelo deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), que destacou a importância da inclusão e acessibilidade das pessoas com autismo nas escolas regulares.

Durante a audiência, o deputado ressaltou que ainda existem desafios a serem superados nesse sentido, como a falta de capacitação dos profissionais e a ausência de recursos adequados nas escolas. Ele alertou que um ambiente escolar inadequado para o autismo pode comprometer o desenvolvimento e aprendizado das crianças autistas.

“Infelizmente, as dificuldades não se restringem à infraestrutura, os próprios educadores nem sempre recebem a capacitação e o suporte necessário para lidar com os alunos com Transtorno do Espectro Autista”, afirmou Idilvan Alencar. Ele ressaltou a importância de promover ambientes acolhedores e de aprendizado para garantir a inclusão dessas crianças.

O debate sobre o tema está marcado para a próxima terça-feira, dia 16 de abril, às 10 horas, em um local que ainda será definido. A iniciativa busca sensibilizar a sociedade e os gestores públicos sobre a necessidade de preparação das escolas e dos profissionais para atender de forma adequada os alunos com TEA.

Diante desse cenário, é fundamental unir esforços para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todas as crianças, independentemente de suas condições. A conscientização e a capacitação dos profissionais são passos essenciais nesse processo de transformação.

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