CAMARA DOS DEPUTADOS – “Deputada Daiana Santos é eleita presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados para lutar por igualdade e representatividade”

Na última quarta-feira (6), a deputada Daiana Santos, do PCdoB-RS, conquistou a presidência da Comissão Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados com uma votação expressiva, recebendo 10 votos dos colegas parlamentares. Este é um importante cargo no cenário político nacional que visa trabalhar em prol das lutas contra o racismo, pelos direitos das mulheres e pela comunidade LGBT+.

Durante sua declaração após a eleição, a deputada afirmou seu compromisso em garantir que políticas públicas alcancem todos os cantos do país e destacou a importância de uma articulação eficaz com todos os setores da sociedade. Daiana Santos é uma educadora social e sanitarista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo este seu primeiro mandato como deputada federal, após ter atuado como vereadora em Porto Alegre. Ela se destaca por ser a primeira congressista negra e lésbica eleita pelo Rio Grande do Sul.

Durante a pandemia, a deputada idealizou e coordenou o Fundo das Mulheres de Porto Alegre, um projeto social que auxilia mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além disso, Daiana Santos tem experiência na promoção da saúde da população negra, atuando principalmente na atenção básica e no acolhimento de pessoas em situação de rua.

A Comissão de Direitos Humanos foi criada em 1995 e tem como principais atribuições o recebimento e investigação de denúncias de violação dos direitos humanos, o acompanhamento de programas governamentais relacionados à proteção desses direitos, e a preservação das culturas populares e étnicas do país. Em 2023, houve a inclusão da expressão “igualdade racial” no nome do colegiado, demonstrando a importância do tema para as ações desenvolvidas pela comissão.

Com um perfil combativo em prol das minorias e dos direitos humanos, Daiana Santos assume sua nova função com a missão de enfrentar os desafios e avançar nas pautas em defesa da igualdade e da justiça social no Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo