CAMARA DOS DEPUTADOS – Debate sobre reparação à população negra é adiado na Câmara dos Deputados em meio a protesto contra racismo



Na última terça-feira (24/06/2024), estava previsto um debate importante no Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) com o objetivo de discutir a responsabilidade do Estado em reparar a população negra pelos crimes da escravidão e do racismo. No entanto, o evento foi adiado sem uma nova data definida.

A intenção do debate era analisar o impacto da escravidão na população afro-brasileira, avaliar as responsabilidades do Estado em corrigir as desigualdades, discutir possíveis formas de reparação, como compensações financeiras, ações afirmativas e investimentos em educação e saúde, além de explorar como o racismo está enraizado nas instituições brasileiras e as políticas necessárias para combatê-lo.

O Cedes, Centro de Estudos e Debates Estratégicos, é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados que se dedica à análise e discussão de temas inovadores com potencial de impactar a realidade econômica, política e social do Brasil. Desde a sua criação em 2003, o centro já produziu 27 estudos relevantes, muitos dos quais resultaram em leis ou medidas adotadas pelos governantes.

Composto por 23 parlamentares e presidido pelo deputado Da Vitoria (PP-ES), o Cedes é um espaço importante para o debate e a formulação de políticas públicas que visam promover mudanças positivas na sociedade brasileira. As publicações do centro podem ser acessadas gratuitamente no site da Câmara dos Deputados ou adquiridas na Livraria da Câmara.

Ainda aguardamos a definição de uma nova data para a realização do debate adiado, que certamente trará contribuições significativas para a discussão sobre reparação e combate ao racismo no Brasil. Vamos acompanhar atentamente os desdobramentos desse importante evento.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo