Câmara dos Deputados cria comissão externa para investigar deslizamento de rejeitos de minério em Conceição do Pará (MG)



Na última quinta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), autorizou a criação de uma comissão externa para avaliar os impactos de um deslizamento de pilha de rejeitos de minério no município de Conceição do Pará, em Minas Gerais. O incidente, que ocorreu em 7 de dezembro, chamou a atenção do deputado Newton Cardoso Jr (MDB-MG), que solicitou a criação da comissão e será o responsável por coordená-la.

A tragédia afetou moradores do povoado de Casquilho, atingindo casas e galpões e obrigando a desocupação de 162 imóveis, sendo sete deles diretamente impactados pelo deslizamento. A área afetada faz parte da mina Turmalina, pertencente à mineradora Jaguar Mining, de origem canadense. Diante da gravidade do acontecimento, os deputados membros da comissão externa terão a missão de avaliar pessoalmente os danos sociais, econômicos e ambientais causados pela tragédia.

Além de Newton Cardoso Jr, a comissão conta com a participação de outros parlamentares mineiros, como Ana Paula Leão (PP), Bruno Farias (Avante), Dandara (PT), Delegada Ione (Avante), Frederico (PRD), Euclydes Pettersen (Republicanos), Fred Costa (PRD), Junio Amaral (PL), Mário Heringer (PDT), Nely Aquino (Pode), Odair Cunha (PT) e Samuel Viana (Republicanos).

As comissões externas são criadas temporariamente para investigar situações específicas fora da sede da Câmara dos Deputados, em Brasília. Neste caso, a missão é de extrema importância para compreender os desdobramentos do deslizamento de rejeitos de minério em Conceição do Pará e buscar soluções para minimizar os impactos na região afetada. Este será um trabalho conjunto entre os deputados e as autoridades locais para garantir assistência às vítimas e medidas preventivas para evitar novos incidentes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo