No primeiro processo, de número 4/24, o deputado Chiquinho Brazão, do Rio de Janeiro, sem partido, foi alvo de acusações graves. O Psol pede a perda do mandato parlamentar do deputado, que é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018. O relator será escolhido entre os deputados Bruno Ganem, Ricardo Ayres e Gabriel Mota.
Já no segundo processo, de número 1/24, o deputado Glauber Braga, do Psol do Rio de Janeiro, é acusado de cometer agressão física contra o deputado Abilio Brunini durante uma reunião da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial em novembro de 2023. O relator será escolhido entre os deputados Rodrigo Gambale, Ricardo Ayres e Julio Arcoverde.
A deputada Fernanda Melchionna, do Psol do Rio Grande do Sul, também está no centro das atenções com o processo de número 2/24, no qual é acusada de ofender parlamentares do partido, em especial Eduardo Bolsonaro e Flávio Bolsonaro, durante uma reunião da Comissão de Segurança Pública em dezembro de 2023. Os deputados Julio Arcoverde, Rafael Simoes e Ana Paula Lima foram sorteados para escolher o relator.
Por fim, o deputado Delegado Da Cunha, do PP de São Paulo, enfrenta o processo de número 3/24 por acusações de agressão à sua ex-companheira Betina Gursiecki. Os deputados Albuquerque, Ricardo Maia e Rosângela Reis serão responsáveis por escolher o relator deste processo.
Além das novas investigações, o conselho decidiu, por 12 votos a 3, arquivar a representação do PT contra o deputado Abilio Brunini. O processo será encaminhado ao presidente da Câmara, Arthur Lira, com a sugestão de que Brunini receba uma advertência verbal por tumultuar uma reunião da Comissão de Legislação Participativa em 7 de novembro de 2023, quando estava em debate a situação do povo palestino em Gaza.
O clima de tensão e expectativa domina os corredores da Câmara dos Deputados após a instauração desses processos no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. A política nacional promete ser agitada nos próximos dias com as repercussões dessas investigações.