Uma das atrações do evento será a participação da ativista Aline Sousa, do Movimento Catadores DF, que entregou a faixa presidencial a Lula na cerimônia da posse no ano anterior. A cerimônia iniciará com a execução do Hino Nacional pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, acompanhada de um grupo musical, seguida pelos discursos dos presidentes dos três Poderes. Além de reafirmar a importância e a força da democracia brasileira, o evento celebrará a restituição de alguns itens depredados durante a invasão.
Haverá o descerramento da placa alusiva à restauração da tapeçaria de Burle Marx, que faz parte do acervo do Senado Federal, e a entrega simbólica da Constituição Federal que foi levada do STF durante os atos antidemocráticos e recuperada posteriormente. A tapeçaria de Burle Marx, de 1973, teve seu restauro custeado em R$ 236,2 mil, envolvendo o trabalho de oito profissionais em um ateliê especializado em São Paulo. Já a réplica da Constituição Federal, que foi recuperada sem sofrer danos, foi entregue à Polícia Federal de Varginha, em Minas Gerais, por Marcelo Fernandes Lima, de 50 anos, de São Lourenço (MG), que participou dos atos e tomou o livro das mãos de outras pessoas para evitar sua destruição.
O ato Democracia Inabalada promete ser um momento de celebração da democracia brasileira e da restauração de itens históricos danificados, simbolizando a resistência e a força do país diante de atos de vandalismo e violência.