Conab: Pilar na Agricultura e Garantidora da Segurança Alimentar no Brasil
Em uma sessão solene em homenagem aos 35 anos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), líderes políticos destacaram o papel fundamental dessa autarquia pública para o fortalecimento da agricultura nacional e o combate à inflação e à fome. Criada em 1990, a Conab tem como missão assegurar o abastecimento interno e influenciar as diretrizes das políticas públicas voltadas para o setor agrícola. Durante o evento, o deputado José Airton Félix Cirilo, um dos proponentes da solenidade, enfatizou a trajetória histórica da Conab na criação de estoques de alimentos, uma medida essencial para regular os preços e garantir a oferta no mercado, principalmente em momentos críticos, como secas e enchentes.
Durante a fala do presidente da Conab, João Edegar Pretto, foi revelado que, no momento da transição de governo, os estoques de produtos como trigo estavam zerados. Em um cenário otimista, Pretto anunciou que o Brasil já conta com quase 10 mil toneladas de trigo estocadas e que, após um longo período sem reservas de arroz, este cereal voltará a ser armazenado nas próximas semanas. Essa reconstituição das reservas alimentares, segundo ele, foi acompanhada por uma significativa queda nos preços do feijão e do arroz, que já ultrapassa os 40% nos supermercados.
Um dos motores dessa recuperação foi o aumento na produção agrícola. Pretto revelou que, em relação ao ano anterior, a área plantada de arroz cresceu 7%, resultando em uma previsão de produção de mais de 12 milhões de toneladas, uma alta de 14%. Essa iniciativa promete garantir uma oferta estável de arroz a preços justos, sustentando a economia nacional e aumentando a renda dos agricultores.
Além disso, a Conab anunciou a volta do Plano Safra para a agricultura familiar, oferecendo juros reduzidos para produtores que cultivem para o mercado interno. Com taxas de 3% ao ano, e que podem cair para 2% se a produção for ecologicamente correta, a iniciativa visa estimular a produção de alimentos essenciais como feijão, arroz, frutas e hortaliças.
O deputado José Airton, ao falar sobre os novos marcos da Conab, destacou a previsão de uma safra recorde para o biênio 2024-2025, projetando mais de 330 milhões de toneladas de grãos, refletindo um volume sem precedentes na história da agricultura brasileira. “Essa elevada produção é um indicativo de que haverá mais alimentos na mesa dos brasileiros e um impulso na economia”, defendeu.
Outra frente de atuação da Conab é o programa de aquisição de alimentos, que adquire produtos da agricultura familiar para destinação a instituições assistenciais, hospitais e escolas. A ministra substituta de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, anunciou que o orçamento desse programa este ano chega a R$ 1 bilhão, um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Essa iniciativa já movimentou cerca de R$ 800 milhões na economia brasileira no ano passado, beneficiando cerca de 80 mil agricultores familiares e assistindo mais de 12 mil entidades.
Dessa forma, a Conab reafirma sua relevância na estrutura agrícola e social do Brasil, mirando um futuro onde a segurança alimentar é prioridade e a fome é combatida de forma eficaz.