CAMARA DOS DEPUTADOS – Comissões da Câmara dos Deputados debatem o futuro das universidades comunitárias em audiência pública nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (4), as comissões de Educação e de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realizarão um debate sobre o futuro das universidades comunitárias. A audiência pública ocorrerá no plenário 3, às 15 horas, e poderá ser acompanhada pelo canal oficial da Câmara no YouTube.

Um dos responsáveis por solicitar a audiência pública foi o deputado Pedro Uczai (PT-SC), que destacou a importância das universidades comunitárias na educação superior brasileira. Segundo ele, essas instituições, que não visam lucro, têm desempenhado um papel fundamental no acesso à educação de qualidade e no desenvolvimento do país.

Além disso, o deputado ressaltou que as universidades comunitárias são agentes de inclusão educacional e desenvolvimento regional. Diante da demanda por educação de qualidade em regiões remotas e desatendidas do Brasil, essas instituições surgiram como resposta, sendo um exemplo notável o estado de Santa Catarina, onde a maioria delas foi criada na década de 70 com o objetivo de levar o ensino superior para o interior do estado.

Portanto, a realização desta audiência pública é considerada vital para garantir que as universidades comunitárias continuem desempenhando um papel crucial na promoção da educação de qualidade no país.

Durante o debate, será discutido o futuro dessas instituições, levando em consideração os desafios enfrentados e os programas de incentivo e investimento necessários para sua sustentabilidade.

A pauta da reunião e a lista completa de convidados podem ser conferidas no site oficial da Câmara dos Deputados. A expectativa é que, a partir desse debate, novas propostas e ações sejam elaboradas visando fortalecer as universidades comunitárias e garantir que elas continuem sendo referência na formação de profissionais e no desenvolvimento regional.

A audiência pública contará com a participação de representantes das universidades comunitárias, especialistas em educação, gestores públicos e demais interessados no tema.

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