CAMARA DOS DEPUTADOS – Comissão Mista de Orçamento aprova relatório final da LDO 2025 com meta fiscal de déficit zero; texto segue para o Plenário.

Na última quinta-feira, a Comissão Mista de Orçamento aprovou o relatório final do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025, com uma meta fiscal de déficit zero para o próximo ano. No entanto, houve a inclusão de 22 tipos de despesas que não estarão sujeitas ao contingenciamento de recursos para alcançar essa meta. Este projeto já contava com 71 tipos de despesas que não poderiam ser contingenciadas por serem obrigações constitucionais ou legais, mas os parlamentares adicionaram novas limitações de contingenciamento para despesas não obrigatórias.

O relator da LDO, senador Confúcio Moura (MDB-RO), modificou seu parecer após ouvir os partidos e retirou a sugestão de que o Poder Executivo mirasse o centro da meta fiscal. Agora, o entendimento é de que o governo vai trabalhar para atingir o centro da meta, mas ainda poderá contar com a margem de tolerância prevista no arcabouço fiscal, permitindo um déficit de até R$ 30,9 bilhões.

Além disso, o relatório da LDO incluiu 19 novos tipos de despesas que não estarão sujeitas a limitações de empenho, como a implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras e a defesa agropecuária. Destaque também para a inclusão dos recursos para pesquisa e inovação na Embrapa na lista de despesas não sujeitas às limitações de empenho, com o apoio de diversos parlamentares.

Outras medidas foram previstas no relatório da LDO, como o bloqueio de emendas impositivas para evitar o descumprimento do limite de gastos do Executivo, mudanças no Fundo Partidário e nas transferências para municípios, ampliação do atendimento de entidades sem fins lucrativos na área da saúde, entre outras ações.

Com todas essas alterações e inclusões, a LDO segue agora para o Plenário do Congresso Nacional para ser debatida e votada. A expectativa é que o texto seja aprovado e possa orientar a elaboração e execução do orçamento para o próximo ano, de acordo com as prioridades e metas estabelecidas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo