CAMARA DOS DEPUTADOS – Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprova projeto que permite Permissão para Dirigir em até 24 horas.



Na tarde desta terça-feira, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5887/23, que propõe alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A principal mudança proposta pelo projeto é a garantia de que o candidato aprovado em exame prático para motorista receba a Permissão para Dirigir no prazo máximo de 24 horas.

O relator do projeto, deputado Bruno Ganem (Pode-SP), recomendou a aprovação da proposta após ajustes na redação. Segundo Ganem, a inclusão de um prazo para entrega do documento é fundamental para oferecer previsibilidade aos cidadãos. Com a nova redação, a proposta prevê que o candidato será considerado habilitado dentro de 24 horas após o exame prático, desde que cumpridos todos os requisitos previstos no CTB e na regulamentação.

O deputado Mauricio Marcon (Pode-RS), autor da proposta, defende a agilidade no processo de obtenção da Permissão para Dirigir. Segundo Marcon, em alguns estados o prazo para entrega do documento já é inferior a 24 horas, enquanto em outros a demora pode chegar a semanas.

O projeto de lei ainda deve passar por outras etapas de tramitação antes de se tornar lei. A próxima análise será realizada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, e posteriormente precisará ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

A proposta visa facilitar o acesso dos condutores à Permissão para Dirigir e tornar o processo mais ágil e eficiente. Porém, mesmo com a aprovação na Comissão de Viação e Transportes, ainda é necessário aguardar a decisão das próximas instâncias do Legislativo para que a medida entre em vigor. Acompanhe as próximas etapas dessa importante proposta que impacta diretamente a vida dos motoristas brasileiros.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo