CAMARA DOS DEPUTADOS – Comissão de Transição Energética votará anteprojeto do Marco Legal do Hidrogênio de Baixo Carbono



A Comissão Especial de Transição Energética e Produção de Hidrogênio da Câmara dos Deputados está agendada para se reunir nesta terça-feira (7) a fim de votar o relatório preliminar referente ao anteprojeto do Marco Legal do Hidrogênio de Baixo Carbono. A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 4.

O deputado Bacelar (PV-BA), que atua como relator do projeto, já apresentou a última versão do relatório, conforme informou o presidente do colegiado, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP). Jardim também destacou que houve uma revisão no cronograma do governo, o que possibilitou uma boa convergência de ideias entre os parlamentares.

O hidrogênio verde, também conhecido como hidrogênio sustentável, é obtido por meio da quebra de moléculas de água através da utilização de corrente elétrica gerada por fontes renováveis, como energia hídrica e solar. Esse tipo de hidrogênio possui diversas aplicações, seja como matéria-prima em processos industriais ou na produção de energia.

De acordo com o relatório preliminar, o Marco Legal do Hidrogênio de Baixo Carbono tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável por meio do estímulo à produção e ao uso do hidrogênio verde. A proposta busca diversificar a matriz energética do país, reduzir a emissão de gases de efeito estufa e impulsionar a economia.

A expectativa dos parlamentares e especialistas é que o hidrogênio verde desempenhe um papel fundamental na transição para uma economia de baixo carbono. Além disso, acredita-se que o Brasil possua um grande potencial para se tornar um dos maiores produtores e exportadores desse tipo de hidrogênio, devido à disponibilidade de recursos naturais e à expertise adquirida ao longo dos anos no setor energético.

A aprovação do Marco Legal do Hidrogênio de Baixo Carbono é considerada uma medida estratégica para o país, que busca se posicionar como líder na transição energética global. Com a implementação de políticas e incentivos adequados, o Brasil poderá atrair investimentos, gerar empregos, desenvolver tecnologias e contribuir para a redução das emissões de gases do efeito estufa.

Portanto, a reunião da Comissão Especial de Transição Energética e Produção de Hidrogênio da Câmara dos Deputados representa mais um passo importante no caminho rumo à consolidação de uma política nacional para o hidrogênio verde. A expectativa é que o relatório preliminar seja aprovado e que o projeto possa avançar para as próximas etapas do processo legislativo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo