A relatora do projeto, deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), recomendou a aprovação da proposta, destacando a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento oncológico em crianças. Ela ressaltou que a identificação rápida e precisa dos sintomas possibilita intervenções menos agressivas e aumenta as chances de recuperação, além de representar uma otimização dos recursos na área da saúde pública.
O objetivo principal das campanhas é focar nos sinais e sintomas dos principais cânceres infantis, bem como incluir programas de educação continuada para os profissionais de saúde, principalmente aqueles que trabalham na atenção primária. Atualmente, a Política de Atenção à Oncologia Pediátrica já prevê a realização de campanhas de conscientização sobre o câncer infantojuvenil, porém o novo projeto visa detalhar os assuntos a serem abordados e reforçar a importância da formação constante dos profissionais que lidam com o público infantil.
O Projeto de Lei ainda passará por análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo, para então ser votado pelos deputados e senadores e, se aprovado, se tornar lei. A medida visa aprimorar as ações de conscientização e prevenção do câncer em crianças e adolescentes, priorizando a saúde e o bem-estar desses públicos tão vulneráveis.