CAMARA DOS DEPUTADOS – Comissão de Previdência da Câmara discute Projeto de Lei para Aposentadoria Especial de Trabalhadores Expostos a Substâncias Prejudiciais à Saúde.



Nesta quarta-feira, dia 3 de julho de 2024, a Comissão de Previdência da Câmara dos Deputados irá debater o Projeto de Lei Complementar 42/23, que tem como objetivo tratar da concessão de aposentadoria especial aos segurados do Regime Geral de Previdência Social. A audiência foi sugerida pela deputada Erika Kokay (PT-DF) e está marcada para as 14 horas, no plenário 7.

Segundo a parlamentar, a questão da aposentadoria especial é de extrema importância para a sociedade, uma vez que os segurados que têm direito a esse benefício se expõem a riscos à saúde ao longo de anos de vida laborativa. O Projeto de Lei, de autoria do deputado Alberto Fraga (PL-DF), busca regulamentar um artigo da Constituição Federal que trata da concessão de benefícios diferenciados a trabalhadores sujeitos à exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde.

De acordo com a proposta, a aposentadoria será concedida aos segurados da Previdência Social que tenham trabalhado sob condições especiais por, no mínimo, 15 anos, desde que comprovem a permanente exposição a agentes prejudiciais à saúde ou integridade física. O texto já passou pela aprovação na Comissão de Trabalho e agora está em análise na Comissão de Previdência.

A discussão sobre a aposentadoria especial para trabalhadores expostos a substâncias prejudiciais à saúde é um tema relevante e de grande impacto social. A garantia de benefícios adequados para quem se dedica a atividades laborais de alto risco é fundamental para a proteção e valorização desses profissionais. Espera-se que o debate na Comissão de Previdência leve a avanços significativos na legislação e na proteção dos direitos previdenciários desses trabalhadores.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo