CAMARA DOS DEPUTADOS – “Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados debate potencial da energia nuclear na matriz energética brasileira”

Energia nuclear como potencial na descarbonização da matriz energética será debatida na Câmara dos Deputados

Na próxima quarta-feira, 8 de novembro, a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados estará promovendo um debate sobre o potencial da energia nuclear na descarbonização da matriz energética do país. O debate foi solicitado pelo deputado Julio Lopes (PP-RJ), que argumenta que é necessário desmistificar o uso da energia nuclear, destacando-a como uma fonte de energia limpa, segura e disponível durante todas as estações do ano, sendo essencial para promover a transição energética do Brasil.

De acordo com o deputado, considerando o cenário atual, em que o valor do urânio está em tendência de aumento, o Brasil tem a oportunidade de exercer um papel de destaque na cadeia produtiva internacional, inclusive de alto valor agregado, no âmbito do setor nuclear. Além disso, buscar autonomia em escala industrial é uma das vantagens associadas à energia nuclear.

O debate está marcado para as 16 horas, no plenário 14, e contará com a presença de diversos convidados. A lista completa de convidados pode ser acessada através do site da Câmara dos Deputados.

A discussão sobre a energia nuclear como alternativa para a matriz energética do Brasil é de extrema relevância, especialmente considerando a crescente necessidade de buscar fontes de energia mais limpas e sustentáveis. No atual contexto de preocupações com as mudanças climáticas e a poluição, discutir o papel da energia nuclear como solução para reduzir as emissões de carbono e garantir a segurança energética do país é fundamental.

Portanto, o debate promovido pela Comissão de Minas e Energia se apresenta como uma oportunidade importante para a sociedade e lideranças políticas compreenderem melhor as implicações, benefícios e desafios associados ao uso da energia nuclear, reforçando a importância de uma discussão aprofundada e embasada sobre o assunto.

Portanto, é essencial que todos os interessados acompanhem o debate, que certamente trará esclarecimentos valiosos sobre o potencial da energia nuclear na descarbonização da matriz energética do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo