CAMARA DOS DEPUTADOS – Comissão de Educação debate crise no financiamento estudantil e os impactos das altas coparticipações em audiência pública marcada para o próximo dia 8.



Comissão de Educação da Câmara Debate Crise no Financiamento Estudantil

Na próxima terça-feira, 8 de julho, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública destinada a analisar os impactos das elevadas coparticipações e da crise no financiamento de estudos no Brasil. O evento, que começa às 10 horas, foi solicitado pelo deputado Tadeu Veneri (PT-PR) e o local ainda será definido.

Veneri enfatiza a importância dos programas de apoio ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Ambos foram estabelecidos com o intuito de reduzir as desigualdades no acesso ao ensino superior, além de incluir o auxílio estudantil em instituições públicas. No entanto, ele alerta que, nos últimos anos, esses mecanismos têm enfrentado cortes orçamentários significativos e um aumento nas coparticipações exigidas dos estudantes.

O deputado observa que essa situação tem gerado um enorme desafio para estudantes em todo o Brasil, que enfrentam crescentes dificuldades financeiras para arcar com os custos adicionais, principalmente em cursos de Medicina. Nesses cursos, há uma demanda ampliada por materiais específicos, estágios obrigatórios não remunerados e cargas horárias extensas, que aumentam o custo da educação.

Veneri manifesta preocupação com o impacto que o aumento das coparticipações pode ter na permanência dos estudantes nos cursos superiores, além de suas consequências para a saúde mental e qualidade de vida dos discentes. Ele enfatiza ainda que essa precarização do sistema educacional afeta desproporcionalmente grupos historicamente vulneráveis, incluindo estudantes negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e aqueles oriundos de famílias de baixa renda.

Com essa audiência pública, os membros da Comissão de Educação buscam abrir um espaço para discussão e solução dos problemas que afligem o acesso e a permanência no ensino superior, um direito fundamental garantido pela Constituição Federal. O debate se torna ainda mais urgente diante dos desafios financeiros enfrentados nos dias atuais, refletindo uma crescente desigualdade no acesso à educação de qualidade no país.

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