CAMARA DOS DEPUTADOS – Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados adia audiência sobre projeto que destina recursos para proteger patrimônio cultural

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados adiou para sexta-feira (20) a audiência pública que realizaria hoje sobre a proposta de criação do Fundo Nacional do Patrimônio Cultural. O debate está marcado para as 9 horas, no plenário 10.

A iniciativa, prevista no Projeto de Lei 1868/21, de autoria do ex-deputado Gustavo Fruet (PR), tem como objetivo principal assegurar recursos para a proteção do patrimônio cultural tombado. O fundo será formado por verbas orçamentárias da União, assim como por contribuições e doações de pessoas físicas e jurídicas.

A proposta ganhou destaque após o deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ) propor a realização de uma audiência pública para discutir a importância e a viabilidade desse projeto de lei. Para ele, a aprovação da medida é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento da cultura no Brasil. Além disso, o deputado destaca que é importante avaliar a viabilidade técnica e operacional da proposta, a fim de garantir sua implementação imediata.

A audiência pública contará com a presença de diversos debatedores, responsáveis por trazer diferentes perspectivas e contribuições para o tema. A pauta da reunião e a lista completa de participantes podem ser conferidas no site da Câmara dos Deputados.

A proteção do patrimônio cultural tombado é de extrema importância para preservar a história e a identidade de um povo. Nesse sentido, o Fundo Nacional do Patrimônio Cultural surge como uma iniciativa fundamental para garantir os recursos necessários para a manutenção, conservação e revitalização desses bens.

Atualmente, muitos patrimônios culturais enfrentam dificuldades em relação à falta de recursos, o que compromete sua conservação e seu acesso ao público. Com a criação do fundo, espera-se que essa realidade seja modificada, possibilitando investimentos contínuos e sustentáveis na proteção do patrimônio cultural brasileiro.

A audiência pública será uma oportunidade importante para que os parlamentares e especialistas na área possam discutir e aprimorar a proposta de criação do Fundo Nacional do Patrimônio Cultural. A expectativa é que, com a participação de diferentes atores envolvidos nessa temática, seja possível avaliar os impactos e benefícios do projeto e buscar soluções para sua efetiva implementação.

A proteção do patrimônio cultural é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a sociedade. Portanto, é fundamental que sejam criadas políticas e mecanismos que garantam a destinação de recursos para a preservação desse patrimônio tão importante para a identidade e a memória do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo