CAMARA DOS DEPUTADOS – Comissão da Câmara dos Deputados ouve representantes da ATR sobre acidente com avião da Voepass em audiência pública.

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados responsável por acompanhar as investigações do trágico acidente com o avião da Voepass, que resultou na morte de 62 pessoas em Vinhedo, São Paulo, realiza mais uma audiência pública nesta quarta-feira (27). Desta vez, os representantes da fabricante do modelo de aeronave ATR-72, a Avions de Transport Régional (ATR), serão ouvidos a partir das 15 horas, no plenário 6.

O debate foi solicitado pelo coordenador da comissão, deputado Bruno Ganem (Podemos-SP), que ressaltou a importância da presença da ATR para esclarecer possíveis falhas técnicas ou de fabricação que possam ter contribuído para o acidente. Ganem destacou a expertise da fabricante no projeto, fabricação e manutenção do modelo ATR-72, além do acesso a dados técnicos e históricos de desempenho das aeronaves em operação global.

A participação da ATR na audiência evidencia o compromisso com a transparência e colaboração nas investigações, conforme afirmou o deputado. Ele lembrou que o modelo ATR-72 esteve envolvido em outros acidentes ao redor do mundo, reforçando a necessidade de envolver os representantes da fabricante nessas apurações.

Ainda em andamento, as investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apontam uma das hipóteses para o acidente como o acúmulo de gelo em partes do avião. Em setembro, o relatório preliminar do Cenipa constatou que não houve declaração de emergência da tripulação antes da queda e que o sistema de degelo da aeronave foi acionado três vezes durante o voo.

No mês seguinte, o presidente da Voepass, José Luis Felício Filho, assegurou à comissão que a aeronave passou por manutenção na noite anterior ao acidente e que os pilotos estavam treinados para lidar com condições adversas, incluindo gelo. Porém, a procuradora do Trabalho Luana Lima Duarte Vieira Leal ressaltou recentemente que a empresa tem um histórico de desrespeito a direitos trabalhistas. A investigação continua em andamento, com a busca por respostas para o trágico acidente aéreo da Voepass.

Sair da versão mobile