De acordo com os parlamentares, o Ministério de Minas e Energia formulou o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2), que propõe uma série de ações que facilitam o desenvolvimento conjunto de políticas públicas, tecnologia e mercado, três pilares fundamentais para o sucesso do progresso de uma economia do hidrogênio. O objetivo dessa audiência é conhecer as ações adotadas pelo governo para a implementação desse programa.
Representantes dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; de Agricultura e Pecuária; de Ciência, Tecnologia e Inovação; e de Minas e Energia estarão presentes para discutir o assunto. A previsão é que a audiência aconteça às 14 horas, no plenário 3.
O hidrogênio verde tem se destacado como fonte de energia limpa e sustentável, pois sua produção não emite gases do efeito estufa. Além disso, sua utilização pode ajudar na redução da dependência dos combustíveis fósseis e na diversificação da matriz energética.
O Brasil possui um grande potencial para a produção de hidrogênio verde, devido à disponibilidade de recursos naturais, como sol e água. No entanto, para que esse potencial seja transformado em realidade, é necessário investimento em tecnologia e infraestrutura.
Nesse sentido, a implementação do Programa Nacional do Hidrogênio se torna fundamental. O programa visa estimular a pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias relacionadas ao hidrogênio verde, além de fomentar a criação de um mercado nacional para essa fonte de energia.
Dessa forma, a audiência pública da próxima terça-feira se mostra de extrema importância para o futuro do setor energético no país. A discussão sobre as ações do governo na implementação do Programa Nacional do Hidrogênio permitirá o avanço nessa área e contribuirá para o desenvolvimento sustentável do Brasil.